Quem nunca ouviu ou disse a polêmica frase: “Você prefere McDonald’s ou Burger King?"
Com certeza isso gerou uma longa discussão entre os fãs declarados de ambos os lados. Mas, essa rivalidade não é apenas de quem consome, ela também acontece fortemente entre as duas redes.
Desde os anos 1980, as redes McDonald’s e Burger King, os nossos famosos MC e BK, disputam a preferência do consumidor no setor de fast-food mundial. Essa rivalidade, além de ensinar muito sobre publicidade e estratégias de comunicação, reforça que o “olho” na concorrência pode sim fazer a diferença no seu negócio.
Apesar do MC liderar o setor em ganhos, o BK não fica para trás e chama a atenção dos consumidores por suas estratégias de comunicação. Sabe aquele famoso “toma lá dá cá”? Isso já é tradição entre esses concorrentes de longa data, que apostam na rivalidade como forma de posicionamento no mercado do fast-food.
De um lado temos o BK, com estratégias comunicacionais incisivas, sempre trazendo a rivalidade com o vizinho da frente em suas propostas. Do outro lado está o MC, que não é tão provocativo e prefere trabalhar em ações que foquem nos seus números como maior rede de fast-food do mundo. Contudo, ambos sabem trocar os papéis e assumir posicionamentos diferentes conforme a situação.
Mas, como essa disputa pela preferência do consumidor pode favorecer o negócio?
Quando o assunto é MC e BK, precisamos pensar que diversas pessoas defendem de “unhas e dentes” o seu favorito e vão estar sempre fomentando a rivalidade entre as redes, que é apresentada em comerciais, campanhas e ações. Sempre com um tom bem humorado e próximo do consumidor, o objetivo principal é mostrar que o produto é melhor que o do concorrente.
Essa disputa nos prova que estar atento à concorrência é muito mais que rebater críticas, mas também pensar em estratégias de comunicação que vão elevar o produto na mente do cliente. Não é regra que quem consome MC não consome BK, essa inversão pode acontecer e é nisso que as estratégias são baseadas.
Contudo, para além de provocações, as duas redes caminham lado a lado no engajamento com o público. Essa rivalidade não é amistosa, mas é vantajosa para ambos os lados, que ganham visibilidade e estão sempre na mente dos consumidores.
Quando pensamos em MC, automaticamente pensamos em BK, e vice-versa. Apesar da concorrência e rivalidade declaradas e das diferenças entre seus produtos, as redes estão relacionadas na cabeça do consumidor.